Como Saber Se Tenho Dom Para Música?

 

A palavra dom tem significados diversos. A aplicação dela dentro do contexto musical significa talento, aptidão ou habilidade.

Cada ser humano é ímpar em vários aspectos físicos, mentais, emocionais, psicomotores e intelectuais. Cada um de nós possui predisposições natas para atuar em determinadas áreas. Alguns na matemática, outros na linguística, musica, culinária e etc. São muitas!
Mas, se eu tenho aptidão para uma área, quer dizer que eu nasci somente para ela? Minha cabeça só funciona para isso?

NÃO!

O ser humano não tem limites na sua capacidade de aprendizado. Sua mente possui a grade capacidade de transformar e adaptar a qualquer circunstância. Este é o verdadeiro DOM da humanidade!

Sua capacidade de se tornar o que for necessário para atingir seus objetivos. Sua infinita aptidão para a superação.

As adversidades se tornam tutoras no caminho da apuração de uma nova habilidade.

É um espécie de refinamento. Se uma pessoa deseja desenvolver sua habilidade musical ela pode! Esta completamente ao seu alcance. Só é preciso gostar e desejar… Ela encontrará o caminho.

O desejo de querer fazer é o primeiro e fundamental passo.
Muitos desistem de aprender a tocar por pensam que não tem DOM PARA MÚSICA. O que isso quer dizer?Quer dizer que a pessoa não tem uma predisposição ou aptidão natural que irá acelerar seu aprendizado de forma impressionante como um Mozart da vida. Mas por isso deve desistir do seu sonho?Nunca!Por exemplo, se ela for fazer aula de violão irá apenas precisar de aula de violão simplificada no passo a passo para conseguir atingir seu objetivo.

A diferença entre quem tem o dom e quem não o tem é que um chegará primeiro e outro depois. Mas chega também! E é isso o que realmente importa. Chegar a atingir o seu objetivo! O mesmo vale para que se aprenda guitarra, aulas de canto, aulas de teclado, etc…

Desistir porque vai ser difícil é covardia. Jogar a culpa na falta de dom é uma armadilha da nossa mente e da nossa cultura de querer tudo fácil e barato.

Não se deixe enganar! A ideia da falta de dom pode se tornar a grande inimiga dos seu sonho, e fazer você desistir de aprender a tocar algum instrumento musical. Tenha em mente que:

O que é bom exige esforço.
O que é virtuoso exige dedicação.
O que será admirável exige sacrifícios.
Mozart que foi um dos grandes virtuosos da música começou muito cedo em sua trajetória de aprendizado musical. Mas seu pai era muito ambicioso e exigente. E por isso Mozart tinha que passar várias horas do dia e da noite estudando. E, claro, ele gostava muito disso. Mas ele não se tornou um dos grandes gênios da música de forma gratuita e sem esforço. Ele teve que estudar e muito para atingir aquele nível de maestria musical.Ah! E somente a título de curiosidade. Olha só quem tinha um pai muito parecido com o de Mozart…
Villa Lobos, outro virtuoso musical! Curioso não?

Portanto, nada de moleza! Bora estudar música!

Voltar
WhatsApp